Resenha: Não se iluda, não – Isabela Freitas

20150727_201007

Oi gente, eu felizmente tive oportunidade de  ter e ler o “Não de Iluda, não” ainda na pré-venda. E só tenho uma coisa para dizer: é muito bom!

Eu admiro muito a Isabela Freitas e já tinha gostado muito do “Não se apega, não”, mas no segundo livro, a escritora está nitidamente mais madura. É como ela fala sobre a ideia do blog, é um diário, pra que pensa muito mais rápido do que o papel e a caneta podem acompanhar. Por esse mesmo motivo eu parei com os diários há pouquíssimos anos e agora estou aqui. E há algum tempo cheguei a conclusão que escrevo aqui para mim e qualquer outra coisa é lucro.

20150727_201012

Voltando à resenha.

No “Não se iluda, não” acompanhamos o início do blog e o início da realização do sonho de escritora da Isabela. Não sei até que ponto é realmente a vida da autora ou uma ficção, acho que tem um pouco de ambos. E acho que o Pedro, mesmo que seja inspirado em alguém, ele é um personagem fictício, mesmo!

20150731_211300

Além disso, o livre tem muuuuitas daquelas frases que eu adoro, sabe? Marquei quase o livro inteiro. Esse livro dá uns toques, sem a gente se dar conta, é incrível a visão de mundo da Isabela, eu achei demais.

Achei muito legal também saber mais da história do Pedro, e tenho que dizer, estou louca pelo lançamento do “Não se …, não”. Sim, já!

Adorei as 20 regras para não se iludir, assim como as do desapego, são muito boas

20150727_195423

Mas, vamos às –muitas – frases que eu marquei nesse livro:

“Sonhar não é a mesma coisa que se iludir. O sonho empurra você na direção dos seus objetivos. A ilusão paralisa, porque faz você acreditar que já chegou lá.”

“Não acredite nas pessoas que dizem que seus sonhos são impossíveis. É que elas não tem capacidade de sonhar.”

“Ninguém precisa ser forte o tempo inteiro. Chore. De raiva, de amor, de saudade. Lágrimas são pedaços de sentimento de esvaindo de nós. Nosso corpo as vezes não suporta tanto” (Aqui Bebela me explica porque eu choro tanto, são tantos sentimentos dentro de mim, que meu corpo não suporta e eu choro)

“Não adianta. Por mais que nos digam que conforme os anos passam crescemos e nos sentimos como adultos e confiantes e cheios de si, eu sempre vou ser aquela menininha que meus pais deixaram na porta da escola no primeiro dia de aula. Com uma mochila da Barbie nas costas, muitos sonhos no coração e uma imensidão de dúvidas e inseguranças.”

“Porque admitir o passado em voz alta requer coragem, e mesmo que você me conte a pior das histórias, vou te admirar por isso. Novamente, do mesmo modo que o passado é capaz de moldar quem você pode ser, ele é capaz de ditar tudo aquilo que você não quer ser.”

“Porque quando estamos ao lado de alguém que nos inspira confiança tudo fica poético? Sei que nunca esquecerei este momento que estou vivendo com o Pedro. Talvez hoje tenha sido uma das únicas vezes que ele abriu o coração pra mim e, bem, eu gosto de entrar no coração das pessoas”

Eu tenho um grande problema com corações fechados, sabe? Eles me despertam uma vontade enorme de escancará-los. Como uma casa que fica trancada por muito tempo, acumulando poeira, solidão e destroços. Simplesmente quero abrir todas as portas, janelas e deixar que o ar e a luz do dia iluminem todos os cômodos.”

20150727_215325

“Tá triste? Escuta um funk na maior altura, mas daqueles funks bem pesados e loucos mesmo. Tenho certeza que isso vai te arrancar sorrisos” (Isabela, vem cá, nós precisamos ser amigas)

“Será que é normal se sentir assim? Ter medo do que não podemos controlar? Eu gosto de segurar o leme e guiar para onde meu barquinho vai navegar.”

“Hoje eu sei que temos que deixar as pessoas livres para que elas façam suas próprias escolhas e, assim, aprendam a viver com as consequências delas. Não que eu não seja ciumenta, porque, olha, eu sou. Alguém encosta no cabelo da minhas melhor amiga e já me arrepio, cara, ela é minha melhor amiga. Menos intimidade, por favor”

“Compramos mais duas doses de tequila (preciso confessar que bebo tequila parcelado em cinco vezes porque acho muito forte)” (me sinto muito compreendida, achei que eu fosse a única que tomava tequila de golinho)

“E eu entendi. A mentira dói mais para o mentiroso. Ela o corrompe, o transforma, o faz viver nas sombras. Aqueles que foram vítimas da mentira seguem a vida com o coração leve. Afinal, o que eles têm a temer?”

“Quem a gente quer enganar, né? Sinto saudades até do que nunca existiu, do que nunca vai existir. Sinto saudade de momentos que criei na minha mente perturbada, mas que nunca aconteceram. Nunca vão acontecer. Sinto saudade de sonhar com possibilidades , de esperar por algo. A gente tenta distrai a mente, assistir um filme, ler um livro ou pesquisar sobre gatos egípcios na internet. Mais vai dizer isso para a saudade, vai? Basta ouvir uma música que ela vem com tudo.”

“Então apego é isso. É se prender firmemente a alguém e com todas as forças não deixar que ele se vá…Mesmo que ele já tinha ido. O apego é um apelo que a pessoa   fique mais um pouco.”

20150731_211310

Todo mal causado um dia há de voltar para quem o causou, acredito muito nisso.  O universo é o melhor justiceiro que existe. Às vezes sou chamada de ‘trouxa’ pelas pessoas próximas. Trouxa porquê? Porque perdoo alguém que se arrependeu? Porque acredito no melhor das pessoas? Porque não consigo odiar uma pessoa sequer? Porque no meu coração sempre cabe mais um? Então eu sou trouxa sim. Com muito orgulho. Meus sentimentos estão sempre em uma bandeja, prontos para serem entregues.”

“Se eu pudesse deixar um conselho para a posteridade, sabe, só um, com certeza seria: não se preocupe. Tudo vai dar certo. Ou errado. O errado as vezes é o certo. A vida tem maneiras estranhas de nos mostrar do que precisamos e, muitas vezes, não precisamos daquilo que acreditamos precisar. Compliquei demais?”

“- Você não se acha digno de ser feliz. Mas você só vai amar quando se permitir. Só vai sentir quando admitir que tem sentimentos. Só vai ser feliz quando, finalmente, perceber que felicidade não é um estado de espírito e sim momentos que acontecem e passam rápido como carros na estrada. E que, ao permanecerem na nossa mente por dias, meses, e até anos, nos fazem felizes.”

“- Vai dar tudo certo. Eu estou do seu lado, sempre estive, sempre vou estar. Não se sinta mal pelo que aconteceu, você seguiu o seu coração.

-O problema é esse, seguir meu coração. Ele é doido, Pê. Doidinho. Não faço a mínima ideia do que ele quer ou do que ele está dizendo em alguns momentos.”

Olha gente, eu estou apaixonada, e recomendo muito, muito, muito!

Beijos

Um pensamento sobre “Resenha: Não se iluda, não – Isabela Freitas

Deixe um comentário

